Sabe a história do Sonho Americano? No Brasil o Sonho Paulistano não é muito diferente. Retirantes do país inteiro sonham em fazer fortuna em São Paulo, o conto da terra prometida, cheia de oportunidades, povoada de esperança e prosperidade. A selva (de pedra) que é São Paulo passa a imagem de selvageria, de um puro instinto de sobrevivência, onde só os fortes sobrevivem, onde só os eleitos recebem a dádiva de vencer lá.
Ensaia-se por lá, até a utopia de criar uma sociedade justa, tolerante, aberta as diversidades do mundo, apta para receber os que não se enquadravam em lugar nenhum. O que tem de verdade em São Paulo? Ela recebe sim, todos de braços abertos que querem se aventurar por suas entranhas, mas não garante que todos sobreviveram e muitos menos se serão felizes. São Paulo tem o mundo dentro dela, mas já não cabe em si mais. Ficou pequena para os sonhos?... ou só já não suporta ser mais o destino pra quem perdeu o rumo?
Sua poesia concreta ainda seduz, ainda alimenta o sonho de muitos retirantes que buscam guarida em suas terras. Não há problema em sonhar! Há? Nada aconteceu comigo quando cruzei a Ipiranga com a Avenida São João, olhei para o céu não vi as estrelas só fumaça, olhei para frente e me convenci meu lugar é longe daqui.
Meus sonhos hoje passam longe, ... longe de São Paulo. Nem Rita Lee me convenceu! O que vejo é só cimento, concreto, a dureza no olhar, o instinto animal de sobrevivência, a individualidade. A solidariedade só vinga na desgraça, que insiste em maltratar quem decide por viver lá!
Mas não sou tola, sei que se pode sonhar em São Paulo. Pode ser comer, rezar e amar lá. Mas tudo vai depender do tamanho do seu sonho. Nasci caipira, com hábitos acanhados! Sonhos mais comedidos? Talvez! Mas são sonhos... só não cabe sonhá-los lá, minha busca é outra.
Porque São Paulo é de fato o avesso do avesso do avesso do avesso. Mas não sou tão do avesso assim para me aventurar por lá. São Paulo não me merece, e tão pouco eu a mereça. Somos óleo e água, não nos misturamos, e de lados opostos nos admiramos.
Mas em seu aniversário eu vou passear numa boa por sua garoa, curtindo-a numa boa.
Escrita PERFEITA ... parabéns gêmula. Eu amo são paulo !
ResponderExcluirLindo texto Cris.
ResponderExcluirSe tem uma cidade que nunca sonhei em conhecer é São Paulo. Não me encanta. Mais o vôlei me motiva conhecê-la um dia, kkkk