Pular para o conteúdo principal

:: Matrix : “A Verdade é exemplar... Mas a mentira vende milhares de exemplares”

Vários analistas culturais afirmam que, estamos vivendo em uma sociedade pós-moderna. Mas, que poooha (o texto é meu escrevo como quiser) é essa de pós-modernidade?

Matrix
Eu não me lembro exatamente quem cunhou o termo “pós-modernidade” (para uma informação precisa caro amiguinho, recorra ao Google). Mas lembro de ver o livro de Jean Baudrillard (Simulacro e Simulação) aparecer rapidamente no filme Matrix.

A grosso modo Jean defende que a simulação cria um perfeito simulacro. Oi?????

Aprendi na Wikipédia que Simulacro “são cópias que representam elementos que nunca existiram ou que não possuem mais o seu equivalente na realidade”. E que Simulação amiguinhos “é a imitação de uma operação ou processo existente no mundo real”, ou seja, de tão real, que quando “despertamos”, não sabemos o que é real ou ilusão.

A trilogia Matrix é um “trem” fantástico, uma aventura cibernética, recheada de alusões, ilusões, efeitos especiais, um mix de coisas. Isso mesmo amigos, é tudo junto e misturado, com sal à gosto. Vai do Hinduísmo, a Grécia Antiga, até a Alice no país das Maravilhas.

Entre as váááárias teses/teorias sobre a trilogia, a que me proponho a debater é: “a mensagem que a trilogia prega é de um novo conceito da “verdade”. Para exemplificar transcrevo o famoso trecho sobre a “colher”.

Menino: Não tente dobrar a colher. Não vai ser possível. Em vez disso, tente apenas perceber a verdade.
Neo: Que verdade?
Menino: Que a colher não existe.
Neo: A colher não existe?
Menino: Então verá que não é a colher que se dobra, é apenas você.

“É apenas você”

Ando preocupada com os dias atuais! (Eu deveria? Alias posso?)

Olho em minha volta e sinto uma onda conservadora, munida de uma verdade absoluta, com regras, posturas, dogmas, conceitos, objetivos, metas que estão tomando conta das redes sociais (e fora dela).

Mito da Caverna
Pensar na beira da caixinha (nem precisa ser fora dela) é cada vez mais um ato transgressor, anárquico, voluntarioso, um ato heroico mesmo.

Não se trata de sair propondo mudanças a torto e à direita, trata-se de reconhecer que o mundo mudou. Se mudou para o bem ou para o mal é outra discussão!

O Brasil parece ir em direção oposta a mudança!!

Estamos vivendo uma época em que é melhor não ter opinião, se tiver pense umas dez vezes antes de publica-la. Se tiver coragem “pre-pare-se , será o maior fogo que o norte já viu” (sim misturei Anitta com Guerra dos Tronos).

Não precisa ser a Aparecida Liberato para saber, que a reação certamente virá recheada com ódio, onde a intolerância com o “pensar diferente” GRITA tanto que estoura teus tímpanos.

Basta ver a disputa dos candidatos pelo eleitorado conservador. Quem vive à margem da caixinha que se exploda quééééridos!

“Sou à favor da liberdade”, uai... mas a ditadura está voltando? Mas que merda de liberdade que é essa? Onde só o que determinados “grupos” (as aspas á para deixar você pensar sobre o que pode ser colocado no lugar de grupos) entende como verdade é que deve ser tratada como verdade de fato.

“Sou defensor da moral e dos bons costumes”. Que moral? Que costumes?

“Sou à favor da família”, e quem não seria? Mas o conceito de família mudou. Pode ser papai, mamãe e filho; papai, papai e filha; mamãe, mamãe e filho; mamãe e dois filhinhos; papai, e um filhinho e uma filhinha; papai, mamãe e três cachorrinhos; papai, filhinho e um peixinho.

Pensou diferente: vráaáá “alienado, playbozinho do papai” (pode ser da mamãe também) “classe média desgraçada, que só ferra esse país”, “evangélico radical, bitolado do cacete”, ”pobretão vagabundo que vive do vale-esmola”... etc.... etc... etc

É uma patrulha!!! É uma marcação!!! É um desserviço à sociedade!!!

(adoro três !!!)

Não se debate, briga-se! Não se ouve, grita-se! Não se acolhe, oprime-se! Não se respeita, nada e a ninguém!

O povo foi pra rua, quebrou tudo, queimou tudo, reivindicou tudo, vaiou tudo E.................. (vários pontinhos)!

Se não foi só pelos R$0,20, foi por mais o que então? (Eu deveria saber a resposta?)

Como diria José Hamilton Ribeiro (não sabe quem é??? Vai no Google) “Em uma Guerra a primeira coisa que some é a verdade”, a frase não é dele mas nunca foi tão atual. (Vivo a citar essa frase porque acho ela verdadeira, ou seria um simulacro?)


Eu na minha inocência (cada vez mais gritante) achava que:

- Pode ter opinião? Claro, deve.
- Pode dar a sua visão dos fatos? Pode, uai.

O Artigo 5º da nossa Constituição Federal (CF) traz em seu inciso IV, “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Cito-me agora numa alto-referência descarada: “Em um mundo conectado como o nosso, informação circular na velocidade do pensamento, o conhecimento sobre os fatos, transcende o domínio de quem por tradição tem por hábito divulga-lo”.

E agora me parafraseando (porque simplesmente o posso fazer, ainda) “...pra cada verdade absoluta dita ...., possivelmente há uma enxurrada de outras que a desmente.”

Sabe de nada inocente!! (indireta pra mim, mesma)


Ninguém parece querer mais a verdade, só  sombra, água fresca e petiscos.

Corram para o lugar comum mais próximo!!!

Vivam abraçadinhos no escurinho de suas caixinhas!!! (Se preferir pode ir para a “Caverna do Platão”... iiiii quer saber vai não, fica na caixinha mesmo para não bagunçar ainda mais o coreto)

Porque de acordo com essa galera ai que está mandando e só dizendo “verdades” né amiguinhos, o Brasil é lindo, tá lindo e pode (e ficará) ainda mais lindo! (Eita Giovana!!!)

Eu estou pensando e me mudar de mala, cuia e demais itens básicos de sobrevivência, para a propaganda mais próxima que dizer no que se refere ao Brasil, que está tudo lindo!

Vou seguir com minhas aulas de pilates, afinal precisarei de elasticidade!

“É apenas você” (lembram?)

Posso estar sonhando (sonhar não paga imposto, ou paga?) e ao despertar perceberei que estamos mortos num ilha, ou que Deus (Budá, Joevá, e sabe mais qual nome dão) estava de zueira, e está de boas jogando The Sims, só nos bons drinks.

Voltando ao início do texto... (três pontinhos)

Vivo numa Matrix, e sou um software pirata tentando derrubar o firewall mais próximo? (o.O - Sim ou Com certeza? - Quanto sai o serial para validação?)

Se conhecemos o que é real, facilmente reconhecemos que é falso, Porém, se alguém não conhece a verdade, facilmente será enganado e iludido pela falsa "verdade".

Uma falsa verdade dita cem vezes (nem precisa ser mil), torna se verdade (Beijinho no ombro Joseph Goebbels, e já sabe né.... “Googla” aí).

(Agora o diálogo que mais AMO de paixão de Matrix)

O encontro de Neo com o Oráculo no segundo filme

Oráculo: Portanto a escolha é sua. Precisa resolver logo, se vai aceitar o que vou dizer. Quer bala?
Neo: Você já sabe se vou aceitar?
Oráculo: Que oráculo seria, se não soubesse?
Neo: Mas se você já sabe, como posso fazer uma escolha?
Oráculo: Você não veio aqui para fazer uma escolha. Você já fez. Você está aqui para entender porque a fez

Cada escolha implica em uma renúncia (não faço ideia de quem é, mas uso sempre).

Seja qual for a sua escolha, viva com ela. Mas não precisa sair com um tacape nas mãos, dando bordoada em quem pensa diferente de você. O que seria do América (tadéénho) se todo mundo fosse Vasco? (O Gigante da Colina)


Amiguinhos que ousem pensar fora da caixinha .... (Como diria Gregório Duvivier, já sabe né?) ..... “Uni-vos. Porque o lado de lá tá bem juntinho.“

Cristine Vigato Sepini

Obs.: Todas as imagens que ilustram  texto foram inseridas em forma de links, estando disponíveis na web.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER GENTIL EM TEMPOS DE CRISE?

Tendemos a depositar toda essa falta de gentileza do mundo nas redes sociais, com teses de pós-doc fundamentas na crença de como as mesmas deram voz aos “ignorantes”. Simplório! Temos outras correntes que depositam a falta de gentileza num vasto oceano de contradições ou verdades absolutas. Travam batalhas de proporções cósmicas, nada salutares! O espantoso (e banal) embate para cunhar o termo: “falta ou ausência de gentileza”, grita em uma sala de acústica duvidosa. Ela ausente, ou faltosa, a gentileza fala por si! Saia de suas redes sociais, desinstale os apps, e por precaução esconda o roteador. Para que num gesto hercúleo de amor-próprio tenha coragem de olhar para dentro de si, e questione: onde está a minha gentileza? Incomunicável? Escondida? Fugindo? Resgate-a! Traga para superfície! Em tempos como esse ser gentil é ser sofisticado. Mas não confunda com educação ou submissão, tem mais sentido você relacionar gentileza com amabilidade, embora n

:: “MEU GOVERNO OUVE VOZES POR MUDANÇAS” – Mais perguntas do que respostas!

Passado o período mais contundente de manifestações, é possível começar a desenhar o que de fato aconteceu. Não foi só pelos R$0,20, isso está claro. Então foi por mais o que então?  Varias sociedades contemporâneas passaram por manifestações como esta, onde a população insatisfeita foi às ruas “buscar” seus direitos. No Brasil mesmo, se olharmos para nossa história, vemos semelhanças com as “Diretas Já” ou com os “Caras Pintadas”, isso sem falar de 68.  Mas o que tem diferente dessas para as manifestações de agora? A INTERNET.  Três pontos que chama a atenção:  Não se precisa mais de um comando centralizado para comandar, para conclamar, para organizar uma manifestação. As manifestações “brotam” na internet e ganham as ruas. E seguem uma replicando a outra.  Pode até não existir mais um comando central, mas pode existir uma ideia central. Uma ideia comum a todos, mas que é “traduzida”. Uma ideia que é adaptada à realidade que os manifestantes vivem. Um país con

:: Ninguém vive de magia

Em meados de 68, a revista “Realidade” (revista já extinta) do Brasil enviou o jornalista José Hamilton Ribeiro para cobrir de perto a Guerra do Vietnã. Alias o único jornalista brasileiro a estar em Saigon em tempos de Guerra. Infelizmente José Hamilton, foi vítima de uma mina terrestre que mutilou uma de suas pernas. Anos depois ele escreveu “O gosto da Guerra”, um vivido relato do jornalista sobre o conflito. Durante uma entrevista falando sobre o Vietnã, José Hamilton disse “Em uma Guerra a primeira coisa que some é a verdade”. A frase não é dele, mas certamente se traduz em uma verdade em qualquer tempo! Em 2009 o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a não obrigação do diploma para exercício da profissão, houve uma redução pela procura pelo curso. Natural não é? Para que estudar anos se você pode “exercer” a profissão livremente?  Na época vários jornalistas se posicionaram contra ao STF. A jornalista Astrid Fontenelle externou sua opinião, dizendo que ela não tinha m